Rodas de liga leve ou aço: qual a melhor opção para o meu veículo?

Algumas pessoas preferem rodas de liga leve, outras são mais tradicionais e optam pelas rodas de aço. Ambas têm suas vantagens e desvantagens. Para você decidir qual é a melhor para o seu carro, é preciso conhecer suas características e diferenças.

Tem gente que defende as rodas de aço dizendo que elas são mais resistentes do que as de liga leve. Mas muitos defendem a liga leve dizendo que ela aumenta a performance do veículo e reduz o consumo de combustível, além de ter um visual mais atrativo.

Toda essa história é cercada por mitos e verdades sobre os dois tipos de roda. Aí fica a dúvida sobre qual deles é melhor para o automóvel. Preparamos este conteúdo para apresentar as características das rodas de liga leve e das de aço, além das diferenças entre elas para você conhecer um pouco mais das duas opções.

Continue lendo e descubra qual das duas atende melhor suas necessidades e expectativas.

Características das rodas de liga leve e de aço

As rodas de liga leve são fabricadas com uma liga de alumínio, silício e ferro. Os materiais foram escolhidos para oferecer algum tipo de propriedade para esse tipo de roda. O alumínio reduz o peso, o silício aumenta a durabilidade e o ferro mantém a resistência. Muitos modelos de carro saem de fábrica com esse tipo de roda, mas geralmente elas são vendidas como acessórios à parte.

As rodas de aço, como o nome indica, são fabricadas com essa liga metálica, formada principalmente por ferro e carbono. Por isso, em comparação com a liga leve, o seu peso é maior. Em contrapartida, são as mais populares do mercado, e uma grande quantidade de modelos de automóvel sai de fábrica com esse tipo de roda.

Diferenças entre os dois tipos de roda

O tipo de liga utilizado na fabricação das rodas faz com que elas tenham características bem diferentes, mas também apresentam algumas similaridades. A seguir, apresentamos os principais aspectos que você deve observar para definir se, para você, é melhor a liga leve ou o aço.

Peso

Essa diferença precisava estar no topo da lista, afinal, uma das características mais marcantes da roda de liga leve é justamente o fato de ela garantir uma redução significativa de peso no conjunto.

Como explicamos, o alumínio permite que esse tipo de roda tenha um peso menor em comparação com o aço. Em alguns casos, é possível alcançar uma redução de até 50% do peso total.

Durabilidade

Como você viu, a roda de aço tem em sua composição carbono, e esse elemento tem uma suscetibilidade muito grande para a oxidação. Assim, as rodas de aço podem sofrer um processo de corrosão mais rápido. Isso não acontece na liga leve, uma vez que ela não contém esse elemento, mas sim o alumínio, que não sofre corrosão com facilidade.

Resistência

Esse é um aspecto que precisa ser muito bem esclarecido. Muitas vezes, quem defende a roda de aço faz isso com o argumento de que a liga leve tem uma resistência menor e é mais suscetível a danos e quebras pelo uso diário, mas não é verdade.

Tanto as rodas de aço quanto as de liga leve passam pelos mesmos testes de resistência em diferentes tipos de relevo, passando por buracos, subindo em guias, entre outras situações para conferir a sua resistência estrutural.

Nos dois casos ela é equivalente. Isso significa que aço e liga leve são muito resistentes ao uso diário e possíveis agressões. Silício e o ferro garantem essa resistência à liga leve.

Mas não podemos negar que ela pode sofrer pequenos danos, como arranhões, com mais facilidade, porém, isso não se deve a sua resistência, e sim ao fato de ficarem expostas, sem a proteção de calotas.

Estética

Um dos principais motivos que levam os proprietários de automóveis a escolherem rodas de liga leve é a estética delas. Por causa da combinação de elementos, esse tipo de roda pode ser moldado com mais facilidade, o que permite configurar diferentes estilos. No caso do aço, é mais difícil modelar, então, geralmente as rodas têm a mesma aparência.

Valor

Quanto ao valor, não deve ser novidade para você que as rodas de liga leve são mais caras do que as de aço. Isso se deve ao tipo de elemento utilizado na fabricação de cada um, além do fato de que as rodas de liga leve têm uma pegada mais moderna e esportiva, o que pode encarecer seu preço devido ao status

Manutenção

Ambos os tipos de rodas podem passar por manutenção, mas no caso do aço nem sempre compensa. Como são rodas mais baratas, o valor do reparo pode acabar ficando alto em comparação com aquisição de uma roda nova.

A liga leve requer um cuidado maior, pois sua manutenção não pode ser feita em qualquer lugar. É preciso técnicos especialistas e que sigam normas técnicas e de segurança, utilizando equipamentos modernos para avaliar se o reparo é possível.

Nem sempre uma roda de liga leve pode ser recuperada, e um trabalho mal feito pode acarretar em um sério acidente. Pequenos arranhões podem ser reparados, mas quando os danos são estruturais, o ideal é investir em uma roda nova.

Consumo e performance

Para finalizar, há quem defenda a roda de liga leve dizendo que ela reduz o consumo de combustível e aumenta a performance do veículo. Isso é verdade, mas não tem todos os casos. É possível perceber essas vantagens apenas nos modelos de roda esportivos. Aqueles mais tradicionais praticamente não fazem nenhuma diferença em comparação com o aço.

Agora que você já conhece todos os fatores e aspectos, além das diferenças entre a roda de liga leve e a de aço, pode definir o que é melhor para o seu veículo. Em todos os casos, preze pela segurança escolhendo modelos adequados para o seu automóvel. Também proteja seu bem utilizando porcas e parafusos antifurto, principalmente na liga leve, muito visada pelos criminosos.

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