Troquei de carro. Preciso fazer a revisão periódica?

Carros novos e seminovos também devem passar por revisões periodicamente. Elas devem ser realizadas de acordo com aquilo que diz o manual do veículo, ou dentro do prazo de garantia estabelecido pelas montadoras.

Trocar de carro muitas vezes é a realização de um grande desejo, por isso são criadas muitas expectativas. Mas é preciso ter alguns cuidados para que você não acabe com problemas com a troca por esquecer de fazer as revisões.

Não são apenas os modelos usados que precisam desse cuidado. Os carros novos e seminovos também devem passar por revisões periódicas para garantir o bom funcionamento de todo o conjunto.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo para entender quando essas revisões devem ser feitas.

Como posso impedir o Furto das rodas do meu Veículo? Clique aqui e saiba mais!

Preciso fazer revisão no meu carro novo?

Muita gente acredita que defeitos e problemas mecânicos só acontecem com carros usados, mas não é bem assim. Aquilo que chamamos de defeito muitas vezes se trata apenas de um desgaste natural de peças e componentes, decorrente do tempo de uso.

Periodicamente, todo veículo precisa passar por revisões para que os componentes que mais desgastam possam ser avaliados, como é o caso do sistema de freios, correias e filtros, além dos fluidos, que devem ser trocados com frequência.

Quando trocamos de carro, principalmente ao adquirir um modelo seminovo, ainda que ele venha de uma concessionária, já tem algum tempo de uso. Então precisamos ter certeza de que tudo está funcionando com perfeição.

É verdade que a concessionária deveria assegurar que tudo esteja em perfeitas condições, mas a gente sabe que nem sempre isso acontece. Antes de adquirir o carro, é importante se informar sobre todos os reparos e revisões que ele já tenha recebido. 

Vale solicitar notas e ordens de serviço para ter certeza de que tudo aquilo que estão alegando ter sido feito de fato foi realizado por um especialista. Depois de adquirir o veículo, é interessante levar ao mecânico da sua confiança para uma nova rodada de investigação.

E os carros novos?

No caso dos veículos novos, você receberá instruções específicas para fazer as revisões que estão dentro da garantia. Sendo assim, o carro zero também precisa de cuidados, e isso é muito importante para estender o tempo de vida útil e garantir o funcionamento adequado de todo o conjunto.

Afinal, quando o carro começa a ser usado as peças se ajustam e se modelam umas às outras. Então, ele pode apresentar uma folga aqui, outra ali e precisar de alguns ajustes e de verificações que garantam que tudo está bem.

Quando as revisões devem ser feitas?

Cada modelo apresenta necessidades específicas. Portanto, para saber quando as revisões devem acontecer você precisa observar aquilo que diz o manual do carro. Se for um veículo seminovo, veja com a loja quando as revisões foram feitas para que você possa planejar as próximas.

O carro novo vem com o seu termo de garantia e você já sairá da concessionária sabendo quando a primeira revisão deve ser feita. Basta seguir esse cronograma que não terá erro.

Contudo, algumas situações podem fazer com que seja necessário adiantar a revisão do veículo. Se você for fazer uma viagem muito longa, por exemplo, é interessante passar no mecânico como medida extra de segurança. 

Isso também deve acontecer se o carro funcionar em uma situação extrema sofrendo algum tipo de sobrecarga, como passar por um superaquecimento no motor.

Qualquer alteração no modo de dirigir, luzes que acendem no painel ou ruídos estranhos também indicam a necessidade de fazer uma revisão para descobrir o que está acontecendo.

Onde realizar as revisões?

Para os modelos novos, as revisões que estão dentro da garantia devem ser realizadas apenas nas mecânicas autorizadas da marca. Mas se o seu modelo for usado ou seminovo e não estiver dentro da garantia, você pode levar para revisão em uma auto mecânica da sua confiança.

Meu carro foi Roubado e não tem Seguro. O que devo fazer? Clique aqui e saiba mais!

O mais importante é que você não esqueça de fazer as revisões e tenha atenção aos prazos estabelecidos no manual. Mesmo que não tenha percebido nada de errado com o automóvel, faça a manutenção periódica, pois ela vai garantir que não aconteçam problemas maiores que, inclusive, poderiam provocar algum acidente.

× Entre em contato