Problemas no freio do veículo? Saiba por que isso acontece e o que fazer!

Problemas no freio do veículo? Saiba por que isso acontece e o que fazer!

O sistema de freios de um veículo pode começar a apresentar problemas quando acontecem desgastes em peças como hidrovácuo, cilindro mestre e pastilhas. Também pode acontecer de estar faltando fluido ou ainda outros problemas que precisam de atenção imediata de um mecânico de confiança.

Tem muita gente que se preocupa com a velocidade que um veículo é capaz de alcançar, a sua resposta à aceleração e outras questões desse tipo. Mas o que muitos esquecem é que o sistema de freios precisa responder à altura de toda essa potência. Afinal, se o veículo vai rápido demais, uma hora ele precisa parar, e o sistema de freios deve estar impecável para conseguir cumprir esse papel.

Sendo assim, identificar quando os freios estão com problemas é essencial para não sofrer nem causar acidentes. Você sabe o que pode causar problemas nesse sistema e o que deve ser feito caso aconteça? Continue lendo para conferir e ainda descubra os sinais de que é preciso fazer uma manutenção.

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O que pode causar problemas no freio?

Existem basicamente três conjuntos de fatores que podem fazer com que o sistema de freios apresente algum tipo de problema. Eles se relacionam com as peças, as pastilhas e o fluido de freio. Veja só.

Peças desgastadas ou com defeito

O sistema de freios é composto por peças como cilindro mestre e servo freio, também chamado de hidrovácuo. Quando essas peças apresentam algum desgaste ou problema, o sistema não funciona como deveria, fazendo com que o pedal fique muito duro de ser acionado ou então que o freio comece a falhar é superaquecer.

Desgaste das pastilhas

As pastilhas de freio são as peças que entram em contato com o disco para fazer com que as rodas diminuam a sua velocidade. Com o passar do tempo é natural que aconteça o desgaste delas, já que começam a perder material em função do atrito constante. Quando esse desgaste ultrapassa a espessura mínima, que é de 3 mm, o motorista começa a sentir dificuldades para frear o veículo.

Problemas com o fluido de freio

O fluido de freio é uma espécie de óleo que ocupa o sistema de mangueiras do conjunto de freios. Quando o motorista aciona o pedal, esse fluido é pressurizado acionando o conjunto para que as rodas sejam freadas.

Porém, o fluido de freio precisa ser trocado periodicamente porque ele fica velho. Além disso, vazamentos podem fazer com que o seu nível diminua, causando a ineficácia do sistema por completo.

Como saber se o freio está com problemas?

Se o sistema de freios do seu carro apresentar qualquer tipo de problema, você vai perceber facilmente pelas mudanças na hora de frear o veículo. Alguns sinais são um forte indicativo de que está na hora de fazer a manutenção, por exemplo:

  • pedal muito duro de ser acionado;
  • pedal suave demais;
  • pedal afundando demais no assoalho do carro;
  • trepidações na hora de frear;
  • barulho na hora da frenagem;
  • resposta muito lenta do sistema de freio;
  • luz acesa no painel.

Cada um desses sinais pode ser indicativo de um problema diferente no conjunto de freios. Você viu que ele é composto por diversas peças, por isso, nenhuma alteração deve ser ignorada. Procure ter atenção também a possíveis gotejamentos que aconteçam no local onde o carro fica estacionado, já que isso pode indicar vazamentos no sistema.

O que fazer ao perceber sinais de problemas nos freios?

Ao perceber qualquer um dos sinais que citamos, é fundamental que você procure uma oficina mecânica de confiança imediatamente, afinal, o problema pode ser maior do que você imagina  e colocar a sua segurança e das outras pessoas em risco.

Evite pegar estradas ou vias de velocidade muito alta antes de levar o seu carro para o conserto, e procure não ficar adiando essa manutenção. 

Vale ressaltar que o sistema de freios precisa passar por uma inspeção periódica para fazer a manutenção preventiva. Inclusive, existe uma quilometragem correta para cada modelo para fazer a troca de peças, componentes e do fluido. 

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Prefira fazer essa manutenção preventiva para que o seu sistema não comece a apresentar falhas. É melhor que você faça as trocas antes que os problemas aconteçam para não comprometer a sua segurança.

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