Os cuidados com o ar condicionado do automóvel são fundamentais para o bom funcionamento dele. Uma dica importante é fazer a higienização do sistema e a troca do filtro de cabine. Mas também é importante ligar no momento correto para não sobrecarregar o sistema nem a bateria.
Com o calorão que vem acontecendo no Brasil, o ar condicionado do carro deixou de ser um item de luxo para se tornar uma necessidade. Mas para manter esse conforto o sistema precisa de alguns cuidados, a fim de estar em seu pleno funcionamento.
O ar condicionado também pode apresentar diversos tipos de defeito e deixar você na mão na hora em que ele é mais necessário. Então, o melhor caminho é adotar medidas de manutenção preventiva. Isso também vai evitar gastos maiores com reparos.
Cuidar do ar condicionado do automóvel é uma tarefa muito simples, e nós listamos cinco dicas para você colocar em prática no dia a dia. Continue lendo e confira!
Problemas com o ar-condicionado do seu carro? Clique aqui e saiba como resolver!
1. Use o ar condicionado com mais frequência
Você já ouviu falar que as coisas podem dar defeito paradas? Isso realmente acontece, e o ar condicionado do automóvel não foge à essa regra. Parar de usar esse equipamento pode acabar comprometendo o bom funcionamento dele, uma vez que é importante que se mantenha sempre ativo.
Para conservar o ar condicionado, ele precisa ser usado. Dessa forma, você mantém o acionamento das válvulas do sistema, o que contribui para a conservação delas também. Então, mesmo nos dias mais frios, é importante que você use o equipamento pelo menos 10 minutos na semana.
2. Ligue o ar condicionado no momento certo
Não podemos esquecer que o ar condicionado do automóvel não é um equipamento que funciona de forma isolada, como acontece nas residências. No carro, existe a integração entre diferentes componentes. Então, se você não souber usar o ar condicionado no momento certo, ele poderá apresentar defeito.
A recomendação é evitar ligar o ar condicionado quando o motor do veículo estiver acima de 3.000 RPM. Isso porque a essa altura pode haver prejuízos para o compressor. Mas você pode, por exemplo, usar a embreagem para reduzir a rotação e então ligar o ar condicionado. Também vale acionar o equipamento antes de alcançar os 3.000 giros.
3. Evite dar a partida com o ar ligado
Talvez você esteja pensando que o melhor seria ligar o ar condicionado e depois dar partida no carro, certo? Assim não existe o risco de ultrapassar a quantidade de RPM e o compressor será preservado. É verdade que isso tem lógica, mas essa não é uma boa prática.
O ar condicionado também depende da bateria do carro para funcionar. Quando ligamos o equipamento com o carro desligado, há um consumo maior da bateria e isso pode reduzir o tempo de vida útil dela.
4. Faça a higienização do sistema
Você já deve ter ouvido falar que o ar condicionado pode favorecer as doenças respiratórias. Porém, isso acontece, principalmente, quando o equipamento não passa por manutenções regulares. Inclusive, essa falta de cuidado pode comprometer o funcionamento dele.
A melhor saída, então, é fazer a higienização do sistema uma vez por ano. Isso vai eliminar os micro-organismos nocivos e o mau cheiro do sistema. Existem sprays que podem ser aplicados nos filtros e nas saídas de ventilação, mas também há a higienização completa realizada por profissionais. Essa é mais eficiente por fazer a limpeza como um todo.
5. Troque o filtro de cabine
A função do filtro é impedir a entrada de impurezas no sistema do ar condicionado. As partículas ficam retidas nas fibras, mas com o passar do tempo elas se acumulam e isso reduz a passagem, dificultando o fluxo de ar. Há um comprometimento do sistema, que acaba ficando sobrecarregado.
Esse problema é facilmente resolvido com a troca do filtro de cabine. É válido consultar o manual do proprietário para verificar a recomendação do fabricante em relação a essa troca e realizá-la no momento certo. Mas vale ressaltar que ao circular em estradas de terra a tendência é de a sujeira acumular mais rápido, então, as trocas podem ser mais frequentes.
Motor fundido? Saiba o que fazer para resolver o problema clicando aqui!
Embora o sistema de ar condicionado esteja passível a apresentar defeitos, tomando esses cuidados você aumenta a longevidade dele. Assim poderá aproveitar o ar fresco e ter todo o conforto, mesmo nos dias mais quentes do verão brasileiro.