Motor fundido? Saiba o que fazer para resolver o problema

O motor fundido é um problema que precisa ser reparado com o auxílio do mecânico especialista. Isso porque não existem medidas caseiras que podem reverter essa situação, sendo fundamental a retífica e a troca de peças.

Um carro com o motor fundido pode trazer bastante prejuízo para o proprietário. Isso porque esse problema faz com que o motor pare de funcionar e, se não for reparado, não há como voltar a utilizar o veículo.

Muitas vezes a fundição do motor é causada pela falta de manutenção preventiva. A boa notícia é que existe solução, ainda que ela acabe pesando um pouco no bolso. Neste artigo você vai descobrir o que pode ser feito para reverter o problema. Continue lendo!

O que significa um motor fundido?

O motor dos veículos à combustão trabalha em altas temperaturas. No entanto, elas precisam ser mantidas até certo limite para garantir a integridade das peças e dos componentes. Mas em uma situação como problemas de refrigeração o motor esquenta demais, ultrapassando esse limite.

Quando isso acontece, ocorre uma alta dilatação das peças, que começam a atritar de forma excessiva. Pode acontecer, também, dos metais se fundirem uns aos outros. Daí o nome motor fundido. Nesse caso, ele trava e o carro não liga mais.

Como resolver o problema de um motor fundido?

Na verdade, o ideal é que você faça a manutenção preventiva para que o motor não chegue a fundir. Mas ele não vai travar de uma hora para outra e será possível perceber alguns sinais que indicam que esse problema está prestes a acontecer.

Quando a saúde do motor não vai bem, é possível perceber muito barulho em função do atrito excessivo entre as peças. O carro também começa a esquentar demais e perde o seu desempenho.

Se você conseguir identificar esses sintomas, pode ser que consiga salvar o motor do carro. Porém, depois que ele estiver fundido a única solução é levar para uma oficina mecânica de confiança. 

De toda forma, quando estiver na fase inicial, também é preciso adotar essa medida, pois não existem práticas caseiras ou algum “jeitinho” que ajude a solucionar a fundição do motor. O mecânico fará a retífica assim como a substituição das peças que precisam ser trocadas.

Também pode acontecer de ser necessário trocar o próprio motor, dependendo das condições em que ele está. Sendo assim, não há o que fazer: o motor fundido precisa de um mecânico.

É possível evitar o motor fundido?

Isso, sim, você consegue fazer com medidas muito simples. O melhor caminho é evitar que o motor tenha problemas para que não dê dor de cabeça e também para evitar prejuízos para o seu bolso. Afinal, o conserto de um motor fundido pode sair bem caro.

Para que isso seja evitado, uma das medidas é fazer a troca do óleo no momento certo. O motor é lubrificado pelo óleo para evitar o atrito entre as peças e também controlar a temperatura. Depois de certo tempo ou quilometragem o óleo perde as suas propriedades e já não cumpre bem o seu papel. Isso tende a danificar o motor.

Também mantenha o líquido de arrefecimento sempre dentro do nível. Isso é fundamental para refrigerar o motor. Não se esqueça de que não estamos falando de água de torneira. O ideal é abastecer o reservatório com líquido de arrefecimento, que é apropriado para suportar as altas temperaturas sem danificar os sistemas.

Procure substituir regularmente os filtros, como de gasolina, de ar e de óleo, além de realizar outras manutenções preventivas, por exemplo, a limpeza de bicos e a troca de velas. Todos esses detalhes ajudam o motor a trabalhar livre, sem nenhum tipo de sobrecarga, e garante a longevidade dele.

É mais fácil você evitar o motor fundido do que reparar esse problema, já que os custos do conserto costumam ser bem altos, uma vez que o estrago da fundição é grande. Então, prefira a manutenção preventiva, que vai sair mais barato.

Gostou das dicas? Então acompanhe o site da McGard para ter acesso a temas interessantes como este.

× Entre em contato