Problemas com o ar-condicionado do seu carro? Saiba como resolver!

Quando o ar condicionado apresenta mau funcionamento, alguns problemas podem ser resolvidos por conta própria, como a troca do filtro, de um fusível ou a retirada de impurezas e folhas do sistema. Mas dependendo da situação, é preciso buscar a ajuda de uma oficina especializada.

Já faz tempo que o ar condicionado deixou de ser um acessório de luxo nos veículos. Hoje, até mesmo modelos populares vêm equipados com ele, o que ajuda a garantir o conforto térmico independentemente da temperatura que está do lado de fora.

Mas o ar condicionado não é infalível, já que esse sistema pode apresentar algumas falhas de funcionamento e em seus componentes. Dependendo do caso, é possível resolver o problema por conta própria, porém, também pode ser necessário buscar a ajuda de especialistas no assunto.

De toda forma, apresentamos neste artigo alguns problemas que o ar condicionado pode ter e o que você precisa fazer para resolver. Acompanhe!

Clique aqui e saiba quais podem ser os prejuízos de não fazer a troca do óleo do seu veículo

Perda de eficiência para refrigerar

Um problema que pode acontecer com muita frequência é o ar condicionado perder a sua eficiência para refrigerar. Nesse caso, ele demora mais tempo para deixar o ar gelado, mesmo que o interior do veículo não esteja muito quente.

Essa perda de eficiência pode acontecer em função de defeitos na ventoinha do condensador. Um dos motivos para isso é o acúmulo de folhas, poeira e impurezas no condensador. Uma simples limpeza pode devolver a eficiência e fazer o ar condicionado voltar a gelar.

Contudo, também pode ser que o compressor esteja com mau funcionamento. Esse componente precisa de lubrificação constante. Se ele não receber essa lubrificação, haverá um desgaste e a perda da eficiência. Nesse caso, é preciso procurar uma oficina especializada para fazer o reparo.

Barulhos, assobios ou estalos

Talvez você esteja escutando alguns barulhos estranhos quando liga o ar condicionado do seu carro. Eles podem ser, por exemplo, assobios ou alguns estalos. No primeiro caso, o problema pode ser decorrente de um vazamento do gás refrigerante

A função dele é fazer a troca térmica absorvendo o calor para que seja liberado para fora do veículo. Então, se o gás estiver vazando, ao mesmo tempo em que você pode escutar alguns assobios, também vai perceber que o ar condicionado não está gelando como deveria.

Você pode fazer uma inspeção na tubulação para tentar identificar um possível vazamento. Prepare uma solução de água e sabão para fazer espuma e passe pela tubulação. Se o gás estiver vazando, você vai perceber a formação de bolhas no ponto onde está o problema.

Nem sempre é algo grave. Pode ser, por exemplo, somente uma conexão com folga que precisa de um aperto mais caprichado. Mas também podem ocorrer rachaduras ou furos nos dutos. Se for isso, é preciso buscar a ajuda de especialistas.

Os estalos, por sua vez, podem acontecer quando há problemas no fusível do compressor. Se ele estiver queimado, você poderá perceber um barulho similar ao de choque. Mas também pode acontecer de o sistema simplesmente não funcionar. Se você souber onde está localizado o fusível do ar condicionado, basta fazer a troca. Do contrário, procure um especialista.

Pouca ventilação

A redução do fluxo de ar para dentro do veículo é outro problema comum. Se ele estiver muito fraco, pode ser que o filtro de cabine esteja sujo. Para resolver essa situação, basta adquirir um filtro novo e fazer a troca. 

É algo simples, que pode ser feito em casa, se você souber onde o filtro está posicionado o filtro. Mas essa baixa performance também pode ser um defeito no compressor, no fusível, um vazamento de gás ou a presença de sujeira no condensador. Todos esses problemas, já ensinamos como resolver nos tópicos anteriores.

É interessante que, periodicamente, você faça a higienização do ar condicionado. Todo o sistema receberá uma limpeza para eliminar possíveis micro-organismos, garantindo mais vida útil para as peças. 

Esse serviço é oferecido por oficinas especializadas, mas existem sprays antisépticos específicos para uso automotivo que podem ser encontrados em lojas de autopeças, supermercados, postos de combustível e pela internet. Basta seguir as instruções para realizar essa higienização por conta própria.

Clique aqui e saiba o que fazer para aumentar a vida útil dos pneus do meu automóvel

Tenha bastante atenção ao desempenho e ao funcionamento do ar condicionado do seu carro. Se você perceber qualquer tipo de alteração, procure descobrir o que está acontecendo para que a manutenção seja feita no menor tempo possível, evitando que o problema se agrave.

× Entre em contato