Andar com o estepe temporário pode causar acidentes?

O estepe temporário apresenta algumas limitações de uso. Se elas não forem respeitadas, ele pode aumentar o risco de ocorrência de acidentes por ter características diferentes das demais rodas. Além disso, rodar por muito tempo com esse pneu mais estreito é considerado infração grave pelo CTB.

Os modelos de automóveis mais antigos eram equipados com o estepe com dimensões iguais às das rodas instaladas no veículo. Mas atualmente as montadoras têm disponibilizado somente o estepe temporário.

Ele tem como característica ser mais estreito do que as demais rodas, por isso, é chamado de temporário, uma vez que não deve permanecer no carro por muito tempo. O ideal é substituir o quanto antes.

O que muita gente fica em dúvida é a respeito da segurança desse pneu. Por que existe a recomendação de usar por um tempo limitado? Será que esse tipo de estepe mais estreito pode causar algum acidente? Continue lendo para descobrir.

Por que as montadoras diminuíram o tamanho do estepe 

Quando os modelos mais novos de veículo começaram a sair de fábrica com estepe temporário, isso gerou muitas dúvidas. A principal delas é por que as montadoras decidiram reduzir o tamanho desse pneu.

As teorias de conspiração afirmaram que foi para aumentar o lucro das montadoras ou então movimentar o mercado automobilístico, forçando os proprietários de veículos a consertarem o pneu avariado o quanto antes, mas na verdade não é nada disso. A redução do tamanho do estepe aconteceu por uma questão prática para o próprio consumidor. 

A função do estepe é substituir a roda original em caso de emergência para que o proprietário possa seguir até uma oficina e fazer o reparo necessário. Sendo assim, o estepe é um pneu de suporte para rodar por pouco tempo, então, não precisa ter as mesmas características dos demais pneus. 

Por isso, as montadoras decidiram manter esse suporte emergencial, mas de uma forma mais prática. Um dos motivos para reduzir o tamanho do estepe é ocupar menos espaço no porta-malas. Além disso, as dimensões menores também implicam em menos peso, e isso faz com que o veículo fique mais leve.

É verdade que haverá uma economia de material para fabricar o estepe temporário, e isso também ajuda a reduzir o valor do carro para o próprio consumidor. Ou seja, não se trata de uma conspiração, mas sim de uma estratégia que visa beneficiar quem vai adquirir o veículo.

O estepe temporário pode causar acidentes?

Antes de tudo, é preciso entender que as montadoras não equipariam um carro com uma roda que pudesse causar oferecer risco para quem ocupa o veículo. Entretanto, por causa das características do estepe temporário, ele tem algumas limitações.

Como dito, o objetivo dessa roda extra é servir como medida de emergência para o proprietário ter tempo de consertar o pneu original. O estepe temporário cumpre justamente essa função. Ele está ali para atender a essa emergência possibilitando que o carro rode sozinho até o local onde será reparado.

Rodar com o estepe temporário pode causar acidentes, até mesmo graves, se não forem seguidas as recomendações da montadora. Geralmente, esse tipo de pneu pode rodar em uma velocidade de no máximo 80 km/h por até 80 km

Mas isso pode variar, então, é importante observar as instruções do fabricante. Seguindo à risca aquilo que é determinado pela montadora, o estepe pode ser utilizado com segurança, mas sempre pelo menor tempo possível.

Por que o estepe temporário pode causar acidentes?

Como você já deve ter visto, o estepe temporário é bem menor do que a roda original do carro. Ele é mais estreito, e isso faz com que tenha uma aderência menor no solo. Ao mesmo tempo, haverá um desequilíbrio no carro, já que ele terá três rodas largas e uma estreita. Isso pode causar instabilidade em rotações muito altas e atrapalhar a frenagem.

Além disso, o estepe temporário costuma ter menos borracha. Então, se ultrapassarmos as limitações estabelecidas pelo fabricante, o material pode superaquecer e estourar. Logo, o ideal é rodar com o estepe temporário por pouco tempo e em velocidades mais baixas. Nessas condições ele é seguro e cumpre a sua proposta.

Vale ressaltar que, além da possibilidade de causar acidentes, rodar com estepe temporário também é passível de punição, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. É considerado infração grave, gera multa, pontos na carteira e pode levar à retenção do veículo, mas isso só vai acontecer se você simplesmente ignorar a necessidade de reparar a roda original do carro.

Então, se for necessário usar o estepe temporário, a melhor medida é ir direto a uma borracharia ou oficina mecânica para fazer o reparo do pneu original e a substituição, evitando qualquer tipo de transtorno.

Problemas no freio do veículo? Saiba por que isso acontece e o que fazer!

× Entre em contato