Estepe temporário: quais as vantagens e os cuidados ao utilizá-lo?

O estepe temporário não substitui de forma definitiva o pneu original do carro. No entanto, ele tem algumas vantagens, como o fato de ser menor e mais leve, por isso, é mais fácil de instalar, de manusear e ocupa menos espaço, mas tem limitações, então, deve ser usado com cautela.

Os modelos de veículo mais antigos são equipados com um estepe que tem as mesmas características das rodas usadas no dia a dia. Mas de uns tempos para cá os carros têm saído de fábrica com o famoso estepe temporário

Ele é mais fino do que o pneu comum do carro e, por isso, não pode ser mantido instalado. É de fato temporário porque o recomendado é usar apenas para conseguir chegar em um posto de gasolina, oficina mecânica ou borracheiro.

Nem todo mundo gosta desse estepe justamente porque existem algumas limitações. Mas ele também apresenta vantagens, e nós preparamos este conteúdo para você descobrir quais são elas. Continue lendo para conferir os benefícios que o estepe temporário oferece e veja também alguns cuidados fundamentais na hora de utilizá-lo.

Quais são as vantagens do estepe temporário?

Ainda que o estepe temporário não seja um substituto definitivo para a roda do seu carro, ele tem algumas vantagens significativas. Foram justamente elas que fizeram com que ele se tornasse cada vez mais comum nos modelos de veículos novos.

A seguir, apresentamos algumas dessas vantagens para que você também possa encarar esse tipo de estepe com um olhar mais amigável.

Menos peso no seu carro 

Andar com o estepe em condições de rodagem é obrigatório, mas não podemos negar que ele é um peso a mais no carro. Porém, o estepe temporário tem a vantagem de ser menor, então, ele é mais leve. Além de não pesar tanto, ocupa menos espaço no automóvel, proporcionando, principalmente, um volume maior no porta-malas.

Preço mais baixo

Se você precisar fazer a reposição do estepe temporário, vai perceber que o peso no bolso é tão pequeno quanto essa roda. Ele é bem mais em conta do que os estepes normais, já que tem uma quantidade menor de borracha.

Menos chances de roubo

Como o estepe temporário não pode ser utilizado para substituir a roda de um carro de forma definitiva, ele não é muito interessante para os criminosos. Por isso, você corre menos risco de ter o seu estepe roubado e não vai precisar se preocupar com esse possível gasto extra. Mas ser menos visado não significa que é impossível de ser roubado. Então, continue adotando medidas preventivas, como o uso de parafusos antifurto.

Facilidade na hora de instalar 

Ter um pneu furado é uma situação muito desagradável, além da dificuldade que pode ser fazer a troca pelo estepe. Mas quando você tem um temporário, encontra mais facilidade na hora da instalação. O fato de ele ser menor e mais leve facilita o manuseio para que você não perca tanto tempo.

Quais cuidados devem ser adotados ao usar o estepe temporário?

O estepe temporário é uma solução imediata para que você não fique com o carro parado na rua por causa de um pneu furado. Porém, o ideal é que você use apenas para chegar até o local onde será feito o reparo da roda original.

Esse pneu, por ter menos área de contato com o solo, não oferece uma boa estabilidade para o veículo. Por isso, o recomendado é não ultrapassar 80 km por hora quando ele estiver instalado. Além disso, esse pneu não suporta grandes manobras e deixa o carro desbalanceado, com uma dirigibilidade muito ruim. Pode haver comprometimento também da eficiência da frenagem. 

Portanto, se você precisar usar o estepe temporário, faça isso somente para chegar ao seu destino. Mantenha velocidades mais baixas e evite manobras bruscas para que não aconteça nenhum acidente.

Não se esqueça de que o estepe temporário é uma medida paliativa. Por isso, ele foi desenvolvido com características que facilitam o dia a dia, proporcionando mais praticidade. É o seu grande aliado, mas por um curto período de tempo, e deve ser usado com o máximo de cautela, respeitando suas limitações de rodagem.

Clique aqui e saiba por que acontecem problemas no freio do veículo e o que fazer!

× Entre em contato