Você sabe como fazer corretamente o rodízio de pneus?

O rodízio de pneus é uma prática importante porque ajuda a equilibrar o desgaste da borracha. Isso garante um maior tempo de vida útil para o conjunto de pneus e favorece a manutenção preventiva do veículo.

Os proprietários de automóveis precisam fazer diferentes tipos de manutenção em seus carros, e os pneus também entram nessa lista. Mas é preciso ir além da calibragem, afinal, precisamos realizar também o rodízio de pneus.

Essa é uma prática importante que ajuda a preservar por mais tempo a vida útil deles. Porém, existe um jeito certo de fazer esse rodízio para que você colha apenas os benefícios dessa prática.

Você sabe como o rodízio é feito e quando é necessário fazer essa movimentação dos pneus do carro? Se ainda tem dúvidas sobre o assunto, continue lendo porque vamos explicar tudo o que você precisa saber.

Para que serve o rodízio de pneus?

Antes de explicarmos o jeito certo de fazer o rodízio de pneus, é interessante esclarecer por que existe essa necessidade. A explicação está na maneira como acontece o desgaste das borrachas de cada um dos pneus.

Como dito, o objetivo de fazer o rodízio é aumentar a vida útil dos pneus de um carro. A intenção é trocar cada um deles de lugar com os demais para igualar esse desgaste, reduzindo as diferenças entre as rodas.

Isso acontece por causa da tração. Os pneus responsáveis por tracionar o veículo tendem a sofrer um desgaste maior, enquanto os outros dois têm menos sobrecarga. Quando trocamos os pneus de lugar, equilibramos as diferenças e aproveitamos o conjunto por completo.

Como fazer o rodízio de pneus?

Existem diferentes técnicas para fazer o rodízio de pneus, mas não podemos escolher aquilo que nos agrada. O ideal é que você observe o que consta no manual do proprietário do seu veículo. O fabricante recomenda o tipo de rodízio mais adequado dependendo do modelo de carro.

Você também pode se guiar pelo tipo de pneu que está instalado no seu automóvel e pela tração que ele tem. Veja a seguir as três alternativas possíveis para fazer o rodízio do jeito certo.

Rodízio em X

Essa técnica costuma ser indicada para os carros com pneus assimétricos ou bidirecionais. Nesse caso, é preciso observar o tipo de tração para fazer o rodízio corretamente. Nos carros com tração traseira, vamos passar os pneus do eixo dianteiro para o traseiro e do traseiro para o dianteiro.

Porém, quando passar os pneus da frente para trás é preciso trocar de lado. O da direita vai para a esquerda e o da esquerda para a direita. Já os pneus de trás que vão passar para a frente não precisam ser invertidos.

A situação muda nos carros com tração dianteira. Aqui fazemos o contrário. Também vamos trocar os pneus de eixo, ou seja, os dianteiros para trás e os traseiros para frente. Porém, ao trazer os pneus de trás para frente eles vão trocar de lado: o esquerdo vai para a direita e o da direita vai para a esquerda. Os pneus da frente que foram para trás continuam na mesma posição.

Rodízio paralelo

Esse tipo de rodízio é feito nos pneus unidirecionais. A troca é bem simples. Você vai passar os pneus da frente para trás e os de trás para frente, e todos eles devem permanecer do mesmo lado, seja direito ou esquerdo.

Rodízio para atração 4×4

Nos carros que têm esse tipo de tração nós fazemos o rodízio de uma forma completa. Ou seja, vamos passar os pneus de trás para frente e os da frente para trás, e todos eles trocam de lado. O que estava na esquerda vai para a direita e o que estava na direita passa para a esquerda.

Geralmente, é recomendado que o rodízio de pneus seja feito aos 8.000 Km, tolerando até 10 mil. Contudo, isso vai depender bastante de cada fabricante. Então, tenha bastante atenção àquilo que é necessário para o seu automóvel e, em caso de dúvida, consulte um profissional da sua confiança.

× Entre em contato