Reparo de pneu furado: como funciona

O kit de reparo de pneu furado é uma solução emergencial para que você não fique na estrada caso o pneu fure. Ele preenche a perfuração de forma momentânea, evitando a necessidade de trocar a roda pelo estepe.

O pneu do carro furou. E agora? A maioria das pessoas dirá que basta trocar o pneu furado pelo estepe, já que essa roda sobressalente está aí justamente para esse tipo de situação. Mas você sabia que essa não é a única alternativa disponível?

Hoje em dia, existem kits de reparo de pneus comercializados também para automóveis. Assim, é possível fazer um conserto rápido sem a necessidade de mexer com macaco, chaves e todo aquele trabalho que a troca de uma roda costuma dar.

Você já ouviu falar nesse tipo de kit? Sabe como ele funciona? Continue lendo porque nós vamos explicar tudo isso para você. Também, quando é interessante usar os kits como uma solução temporária para o pneu furado.

Como funciona um kit de reparos de pneu furado?

O kit de reparos de pneu furado tem por objetivo trazer uma solução rápida e mais prática para evitar que o pneu esvazie por completo quando ele sofre uma perfuração, seja por um prego, um parafuso, um pedaço de arame ou qualquer outro objeto.

Nesse caso, não existe necessidade de fazer a troca desse pneu danificado pelo estepe. Basta pegar o kit, preencher o furo com o material resistente e encher o pneu mais uma vez para chegar até um borracheiro ou ao destino da sua viagem.

Porém, é importante ressaltar que o reparo feito pelo kit não é definitivo. Trata-se de um remendo rápido, digamos assim, que permite conter o vazamento de ar para que seja feito um reparo profissional.

O kit é interessante porque, além de ser prático, contribui para reduzir o peso do veículo quando atua como substituto do estepe. Por isso, vem se mostrando uma tendência interessante para não ter o trabalho de trocar o pneu.

Quais são os tipos de kits de reparo para pneus?

Não existe apenas uma opção de kit de reparo para pneus. Na verdade, você pode escolher aquela que representa o melhor custo-benefício em seu caso ou o que parece mais prático e simples de ser utilizado em caso de emergência. Confira, a seguir, três opções.

Kit com compressor 

Nesse kit de reparo, você adquire um líquido vedante e um pequeno compressor. O sistema de funcionamento varia de fabricante para fabricante, por isso, é interessante observar as instruções.

De toda forma, basicamente, basta identificar o objeto que causou o furo no pneu para retirá-lo, ligar o recipiente com o líquido vedante à válvula do pneu e ligar o compressor no isqueiro do carro. Ao acionar o motor o compressor vai começar a funcionar e, automaticamente, vai encher o pneu e reparar o furo.

Bomba anti punção

Para utilizar essa solução é preciso retirar o objeto que causou a perfuração e deixar o ar sair. Em seguida, a bomba é ligada à válvula. Ao acioná-la, o pneu será preenchido com uma espuma reparadora que vai tapar o furo e, ao mesmo tempo, encher o pneu. Não é necessariamente um kit, mas uma solução bem interessante, também.

Kit reparador de pneus

Aqui temos um kit que exige um pouco mais de destreza para ser utilizado. Essa é uma opção para os pneus que não têm câmara de ar. Para usar, é preciso retirar o objeto que furou a borracha. Depois, utilizamos a broca para aumentar um pouco e arredondar o furo.

Em seguida, é preciso introduzir nesse furo o remendo que vem com o kit, cortando o material em excesso. Esse remendo vai preencher por completo ou buraco, evitando que o ar escape por ali. Depois, basta encher o pneu com o compressor ou com o spray de ar comprimido.

Quando é interessante utilizar um kit de reparo?

Vale ressaltar que todas essas alternativas para restaurar um pneu furado são apenas emergenciais. Ou seja, você não pode rodar por aí sem levar o carro para passar por uma restauração profissional.

O kit é interessante de ser utilizado quando o estepe não está em boas condições, caso você não possa ou não consiga fazer a troca do pneu, quando está com muita pressa ou se já estiver chegando em sua casa ou ao seu destino final.

Nesses casos, é mais prático usar o Kit e já buscar a ajuda de um especialista do que ter todo o trabalho de fazer a troca do pneu furado. Mas ainda assim não se esqueça de que existem limitações para rodar com segurança com um reparo como esses.

× Entre em contato