Os pneus precisam ser calibrados de acordo com o uso que é feito do veículo. Além disso, é preciso considerar a recomendação da montadora em relação ao peso transportado, sendo fundamental não deixar nem muito cheio nem muito vazio.
A calibragem dos pneus é um detalhe muito importante para o desempenho do carro. No entanto, nem todo mundo lembra de calibrar no tempo certo e, às vezes, acaba passando o momento de fazer isso.
Rodar com os pneus baixos pode causar diversos problemas, como o desgaste irregular da borracha e até mesmo o aumento do consumo de combustível. Por isso, você precisa calibrar na hora certa, e neste artigo você vai descobrir quando fazer isso. Continue lendo!
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Quando calibrar os pneus do automóvel?
A frequência ideal da calibragem dos pneus vai depender da maneira como você utiliza o seu veículo. Se for um uso convencional, o ideal é calibrar a cada 15 dias, lembrando de conferir também o estepe.
Mas se você usa o seu automóvel para trafegar por percursos muito longos com frequência, ultrapassando, por exemplo, 500 km em um mês, o ideal é aumentar a frequência da calibragem. Nesse caso, ela deve acontecer todas as semanas.
Para quem tem o carro para usar de forma esporádica, como apenas nos finais de semana, é possível espaçar a calibragem ainda mais. A cada 30 dias é um bom período para fazer a conferência. Porém, se você for viajar, antes de pegar a estrada, confira a calibragem do pneu, mesmo que não tenha dado o prazo que citamos.
Qual é a calibragem ideal?
Antes de tudo, é importante lembrar que para calibrar os pneus o ideal é que eles estejam frios. É verdade que você precisará provavelmente ir até um posto de gasolina para fazer isso, então, prefira aquele que estiver o mais perto possível.
A recomendação é de que a calibragem seja feita com menos de 3 km rodados. Isso é importante porque quando o pneu roda demais e esquenta a borracha fica maleável, então, existe o risco de acontecer algum tipo de dano.
Para saber quanto ar deve ir nos pneus, você precisa observar aquilo que diz a montadora. A informação consta no manual do proprietário e também costuma estar impressa na porta do veículo.
Ali você vai encontrar diferentes instruções para a calibragem. Isso porque são consideradas as condições de uso do carro, por exemplo, se ele estiver vazio, com a lotação máxima ou transportando algum tipo de carga. Procure calibrar sempre considerando esse fator também.
O que acontece se os pneus não forem calibrados corretamente?
Alguns proprietários de veículos acreditam que colocar uma calibragem maior nos pneus pode ser mais vantajoso. Outros já pensam que deixar o pneu um pouco mais murcho é a opção ideal. Porém, nenhuma dessas alternativas é recomendada.
Como dito, a própria montadora estabelece qual é a calibragem correta para os pneus, e já considera as situações de uso para fazer essas recomendações. Seguir aquilo que ela diz é fundamental para não causar nenhum prejuízo para o seu carro.
Quando o pneu fica cheio demais, a área de contato dele com o solo diminui, e isso pode comprometer de forma significativa a frenagem, aumentando o risco de acidentes. Sem falar que o pneu vai ficar muito duro, e isso pode acabar afetando o sistema de suspensão, levando ao seu desgaste prematuro.
Porém, colocar menos ar do que o recomendado também não é uma boa alternativa. Nesse caso, haverá um contato muito grande da borracha com o solo e ela vai se desgastar com muito mais rapidez.
A aderência também fica prejudicada, e isso acaba comprometendo a segurança na hora das frenagens e das curvas, por exemplo. O pneu muito baixo atrapalha o desempenho do sistema de suspensão. Além de tudo isso, você pode notar um aumento do consumo de combustível, pois a falta de ar exige mais do motor para alcançar as velocidades.
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Por tudo isso, é fundamental que você faça o controle do período de calibragem dos pneus do seu carro respeitando aquilo que foi recomendado pela montadora. Mas se você perceber que o pneu está baixando rápido demais, procure uma oficina mecânica ou borracharia porque ele pode estar perdendo a calibragem em função de um furo, de defeitos na válvula ou algum tipo de dano na roda.