O futuro da mobilidade: conheça os carros autônomos e suas vantagens

Os carros autônomos são aqueles que não precisam de intervenção humana para serem dirigidos. Eles são equipados com diferentes tecnologias que garantem essa autonomia na direção e, por isso, podem trazer uma série de vantagens, como o menor risco de acidentes e a eficiência energética.

Você se lembra de algum filme ou desenho animado em que os veículos se moviam sozinhos? Essas produções antes pareciam algo impossível ou digno de um futuro muito distante, mas a verdade é que os carros autônomos já deixaram de ser ficção.

Esse tipo de tecnologia já existe. Inclusive, muitos testes foram realizados por diferentes fabricantes, e empresas já estão até mesmo criando frotas de carros autônomos. Ou seja, eles já estão entre nós.

Será que este é o futuro da mobilidade? Os carros autônomos de fato trazem vantagens para as pessoas? É sobre isso que vamos conversar neste post. Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre essa tecnologia.

Carros elétricos vs. carros a combustão: qual é a melhor escolha para você? Descubra clicando aqui! 

Como os carros autônomos funcionam?

Hoje em dia, muitos modelos de carro já conseguem realizar diversas ações sozinhos. É o caso de acionar o assistente de estacionamento ou os sensores que ajudam a manter o carro em sua faixa. Essas são tecnologias que garantem certo nível de automação para os veículos.

Existem seis diferentes níveis, sendo que o zero é aquele em que o motorista tem o controle total do seu veículo, e o nível 5 é o dos carros autônomos, que dispensam o motorista.

Os carros autônomos, portanto, são aqueles em que não há necessidade de uma pessoa dirigir. O próprio veículo funciona por meio de tecnologias inteligentes que permitem que ele circule em qualquer lugar sem intervenção humana.

Para que isso aconteça, os carros autônomos são equipados com diferentes tipos de tecnologia, por exemplo, sistema de manutenção e mudança de faixa, sensores, radar, câmeras e até mesmo inteligência artificial.

Com essas tecnologias, o carro autônomo consegue monitorar tudo aquilo que acontece no seu entorno. Assim, ele dirige sozinho, toma decisões, define trajetos e realiza tudo mais que um ser humano deveria fazer.

Quais são as vantagens dos carros autônomos?

Imagine depois de um dia cansativo de trabalho você poder sentar no banco do seu carro e ele dirigir para casa para você. Essa é uma das possibilidades que os carros autônomos trazem. Por isso, eles podem proporcionar uma série de vantagens que são bem atrativas. Veja só.

Direção mais segura

Acidentes não são causados por veículos, mas por pessoas. É por isso que os carros autônomos podem trazer a vantagem de uma direção mais segura. Sua tecnologia permite tomar decisões precisas e inteligentes, que ajudam a evitar as situações que podem colocar as pessoas em risco.

Menos emissão de poluentes

Os carros autônomos são elétricos, logo, há uma redução significativa da emissão de poluentes na atmosfera. Sem falar que eles são eficientes energeticamente em função da redução do peso, e a tendência é de que isso melhora ainda mais com a otimização futura das baterias.

Inclusão na sociedade

Pessoas idosas, com deficiências físicas ou limitações costumam apresentar dificuldades para dirigir carros com níveis menores de automação. Os carros autônomos são uma solução para elas, trazendo mais liberdade para circular pela cidade e garantindo autonomia para esses indivíduos.

Liberdade para o motorista

Você lembra do exemplo de voltar do trabalho descansando enquanto o carro autônomo dirige sozinho? Essa é uma liberdade para o motorista que, nesse caso, será apenas um passageiro. Existe também a questão da embriaguez, da necessidade de cuidar de uma criança pequena ou simplesmente do fato de não querer dirigir naquele momento.

Menos manutenções

Os carros autônomos têm um sistema de funcionamento muito diferente dos convencionais. Inclusive, sua motorização é mais simples e há um desgaste menor de peças e componentes. Logo, a quantidade de manutenções realizadas é menor. 

Inclusive porque o próprio sistema estabelece formas mais apropriadas de conduzir o veículo e utilizar os seus recursos, otimizando o funcionamento para que não haja problemas.

Economia de tempo

O sistema inteligente que equipa os carros autônomos é capaz de tomar decisões com maior precisão. Ele calcula trajetos e faz roteiros para favorecer a mobilidade. Assim, escolhe caminhos mais curtos, evita congestionamentos e outras situações que poderiam levar atrasos e a um consumo maior de tempo.

Clique aqui e descubra as diferenças entre sistema de direção mecânica e elétrica!

É interessante saber que o Google já tem um projeto de carro autônomo que foi iniciado em 2009, e muitos testes já foram realizados nas cidades por diferentes fabricantes. Por isso, essa é uma tecnologia que já se faz presente, e mesmo que ela não domine as ruas, daí podem ser aproveitados diferentes recursos e funcionalidades para atualizar e otimizar os veículos convencionais. 

× Entre em contato