Carros elétricos vs. carros a combustão: qual é a melhor escolha para você?

Os carros elétricos são sustentáveis e muito econômicos. Os modelos à combustão são mais acessíveis e fáceis de abastecer. Por isso, são opções que atendem a demandas e necessidades diferentes, cada qual com suas vantagens e desvantagens.

Conforme o tempo passa e a tecnologia avança, os carros ganham características cada vez mais específicas. Hoje em dia, encontramos muitas opções e variações na hora de adquirir um automóvel, levando à necessidade de analisar muito bem os modelos na hora de adquirir um.

Quem deseja fazer essa aquisição, também tem a possibilidade de escolher entre um carro elétrico e um carro à combustão. Ambas as alternativas têm as suas vantagens e desvantagens, fazendo com que cada uma seja mais ou menos adequada conforme a necessidade e a expectativa do usuário.

Por isso, a melhor forma de tomar uma decisão consciente é conhecer essas alternativas para descobrir aquela que atende àquilo que você precisa. É claro que nós vamos ajudar nessa tarefa! Continue lendo para conferir um comparativo entre carros elétricos e carros à combustão para escolher a tecnologia ideal em seu caso.

A principal diferença que precisa ser considerada 

Antes de optar pelos carros elétricos ou os modelos à combustão, você precisa considerar a principal diferença entre eles, que é o motor. Nesse caso talvez você já não tenha dúvidas.

Os carros elétricos são equipados com motores que usam a energia de baterias. Os modelos à combustão são aqueles que a gente já conhece. Eles utilizam combustíveis como gasolina, etanol ou diesel.

Aspectos que precisam de atenção na hora de decidir

Uma vez que a fonte de energia dos carros elétricos e à combustão é diferente, você precisa considerar o fator abastecimento. Conseguimos encontrar um posto de gasolina em cada esquina, portanto, você não terá nenhum tipo de problema com o seu carro à combustão. 

Os elétricos, por sua vez, não têm a mesma praticidade. É preciso que o posto de gasolina tenha um ponto de recarga (eletroposto) e o carregamento não vai acontecer de forma imediata. Você precisará esperar um pouco.

Porém, a autonomia dos carros elétricos é muito boa. É possível rodar cerca de 1000 km com uma carga, enquanto os carros à combustão, mesmo com o tanque cheio, têm uma autonomia de cerca de 400 a 500 km. Sendo assim, a preocupação maior com o carro elétrico será quando você for viajar.

Custos e manutenção 

Ainda mantendo o foco no abastecimento, os carros elétricos têm uma vantagem sobre os à combustão. Isso porque você terá um custo menor para abastecer com energia elétrica, enquanto os combustíveis variam bastante de preço e têm pesado muito no bolso dos proprietários.

Em relação à manutenção, os preços são bem similares entre os carros elétricos e os automóveis comuns. Isso porque a principal diferença entre eles é a sua fonte de energia. O restante é basicamente igual.

Aquisição, taxas e impostos 

Pensando no investimento inicial, os veículos à combustão são mais em conta do que os carros elétricos. Afinal, um modelo elétrico pode custar até quatro vezes mais do que um carro convencional. Essa diferença de valor costuma ser justificada por causa das baterias, que são compostas por materiais muito caros.

Então, você precisa estar ciente de que vai fazer um investimento inicial mais alto, porém, em longo prazo poderá economizar em função do abastecimento mais em conta dos carros elétricos.

Quanto às taxas e impostos, em alguns estados brasileiros os elétricos são isentos de IPVA, como no Paraná. Mais um ponto positivo para eles, já que os carros à combustão precisam rodar alguns anos para ficarem isentos desse imposto.

Em relação à performance, vai depender do modelo que você escolher, já que isso varia de um carro para o outro e também entre as montadoras e a tecnologia agregada em cada automóvel. 

Seja como for, os carros elétricos são uma opção mais benéfica para o meio ambiente, geram uma boa economia, mas existem poucos eletropostos. Os modelos à combustão são bem mais acessíveis, podem ser facilmente abastecidos, mas não são tão sustentáveis e ainda pagam impostos a mais.

Se você estiver em dúvida entre um ou outro, saiba que hoje em dia também existem os modelos híbridos. Eles são equipados com um motor movido à energia elétrica e um motor à combustão. Assim você tem as duas opções em um só, podendo desfrutar da sustentabilidade dos carros elétricos sem abrir mão da praticidade da combustão.

× Entre em contato