5 sinais de desgaste no amortecedor do seu automóvel

Quando o amortecedor está com algum problema, a direção fica instável, é possível sentir vibrações no volante, ocorrem barulhos e ainda vazamento de óleo na peça, o que pode ser percebido facilmente, indicando que é hora de trocar.

O desgaste no amortecedor não compromete apenas o conforto do veículo. Afinal, essa é uma peça muito importante do sistema de suspensão. Logo, também influencia a dirigibilidade e a segurança.

Por isso, ao notar que o amortecedor já não está funcionando muito bem, é fundamental fazer a troca em uma oficina especializada. Mas como saber se está na hora de fazer essa manutenção?

Existem alguns sinais que ajudam a identificar desgastes no amortecedor. E neste artigo vamos apresentar para você cinco desses sintomas que indicam que está na hora de trocar essa peça. Continue lendo e confira.

Qual a importância de realizar a manutenção preventiva no veículo, clique aqui e descubra!

1. Barulhos ou ruídos 

Esse é o sintoma mais clássico de problemas no sistema de suspensão dos veículos, e isso inclui o desgaste no amortecedor. Você vai perceber a ocorrência de barulho, principalmente quando passar por irregularidades no terreno.

Quando o amortecedor já não está muito bom, ao passar por um buraco, uma rua de paralelepípedos ou até mesmo uma lombada, a tendência é escutar um barulho parecido com uma pedra batendo ou um chocalho. Os rangidos também costumam acontecer quando a suspensão está precisando de uma revisão ou manutenção.

2. Instabilidade na direção 

O sistema de suspensão tem o importante papel de garantir estabilidade para o veículo. Por isso, quando ocorre desgaste no amortecedor, é muito comum perceber instabilidade na hora de conduzir.

Pode acontecer, por exemplo, alguns solavancos, como ao passar em buracos ou desníveis, e isso atrapalha bastante o motorista, dificultando manter o controle da direção. Também podemos perceber a instabilidade ao fazer curvas, em especial quando elas são feitas com um pouco mais de velocidade. Existe o risco de causar acidentes.

Outro problema que acontece na dirigibilidade são as oscilações. Quando há desgaste no amortecedor, o carro não consegue seguir em linha reta. Ele tende a puxar para um lado ou para o outro.

3. Desgaste prematuro dos pneus 

O sistema de suspensão está ligado de forma direta às rodas do veículo. Por isso, quando existe um desgaste no amortecedor ou algum outro tipo de problema no conjunto, a tendência é percebermos um desgaste maior nos pneus.

Ainda que você tenha trocado recentemente e optado por uma boa marca, a suspensão com problemas pode fazer com que a borracha tenha um desgaste irregular. Mas vale ressaltar que isso também pode acontecer por falta de alinhamento e balanceamento. Então, é essencial manter a manutenção preventiva em dia para conseguir identificar qualquer problema.

4. Vazamento de óleo

O amortecedor é uma peça que também tem o seu tempo de vida útil. Por isso, quando ele já está ultrapassado, podemos perceber alguns sintomas, por exemplo, o vazamento de óleo no próprio amortecedor.

Mas também pode ser que você identifique empenamento das hastes ou folgas. Ainda pode ocorrer um barulho seco, em especial se o óleo já tiver vazado por completo. Então, vale monitorar para identificar esses sinais, pois eles podem ser percebidos com uma inspeção simples.

5. Vibração no volante

Quando o carro está perfeitamente ajustado, a direção acontece de uma forma macia e bastante confortável. Por isso, é fácil identificar um desgaste no amortecedor ou em outras peças da suspensão por meio de desconfortos na hora de dirigir.

Esse tipo de problema tende a causar, por exemplo, vibrações no volante. Afinal, quando o sistema de suspensão já está comprometido ele se torna instável, e isso causa trepidações, inclusive quando o veículo está circulando em linha reta e em um terreno com poucas irregularidades.

Portanto, se você perceber o volante vibrar, uma das possíveis causas são os problemas no amortecedor. Mas também pode ser que a caixa de direção esteja comprometida, então, é importante consultar um bom mecânico.

Saiba mais sobre a função e importância do seu amortecedor, clicando aqui!

É válido ressaltar que o sistema de suspensão não é responsável apenas pelo conforto para os ocupantes do veículo. Ele também exerce função na segurança e na estabilidade. Então, tenha bastante atenção aos sinais de desgaste do amortecedor e substitua a peça o quanto antes.

× Entre em contato