Para evitar o roubo estepe, primeiro, é preciso que você esteja ciente de que pode ser uma vítima também, e que precisa adotar medidas como estacionar em locais seguros, usar um parafuso antifurto, entre outras medidas para dificultar a ação dos criminosos.
O furto de estepe é um tipo de crime que pode trazer um prejuízo significativo para o proprietário do veículo. Afinal, a reposição desse acessório indispensável acaba pesando no orçamento, ainda mais quando a pessoa não está preparada para ter esse gasto.
O problema é que em muitos modelos de veículo o estepe fica em um lugar de fácil acesso. Sendo assim, acaba incentivando a ação dos criminosos. Então, o que podemos fazer é colocar alguns obstáculos e adotar medidas para dificultar o furto.
Existem várias ações que você pode adotar com esse objetivo, e nós listamos algumas dicas fáceis de colocar em prática. Continue lendo e veja como proteger o seu veículo de forma eficaz para evitar o furto do estepe.
Prefira estacionamentos particulares
Você já ouviu o ditado “a ocasião faz o ladrão”? Isso significa que quanto mais acessível algo estiver, maiores são as chances de alguém cometer um furto. Sendo assim, a primeira medida que você pode adotar é tirar o seu veículo das vistas dos criminosos.
Sempre que possível, dê preferência para os estacionamentos particulares. Embora a segurança não seja 100% garantida, ainda assim existe um controle maior de quem acessa o espaço. Por consequência, são menores as chances de o seu veículo ficar exposto aos criminosos, permitindo assim, que você siga sua viagem sem prejuízos.
Se parar na rua, prefira onde possa ver o veículo
É verdade que haverá momentos em que talvez não seja possível parar em um estacionamento particular. Então, o jeito é deixar o carro na rua mesmo, mas ainda assim você pode adotar medidas para evitar o furto de estepe.
Se você precisar parar em um local público, prefira deixar o seu carro em uma rua mais movimentada. As áreas desertas podem favorecer a ação dos criminosos, que conseguem agir com mais tranquilidade e sem testemunhas.
Além disso, é interessante você parar o seu carro onde possa ver. Assim, tem a possibilidade de, por conta própria, monitorar o que está acontecendo ao redor do veículo. Principalmente se você estacionar na rua durante a noite.
Por falar nisso, evite deixar o seu carro parado a noite inteira em uma via pública. O movimento reduz nesse período e a baixa luminosidade contribui para a ação dos criminosos. Você pode deixar o carro na garagem de uma pessoa conhecida ou pagar a diária de um estacionamento particular.
Cubra o estepe
As avós já diziam que aquilo que não é visto não é cobiçado. Então, você pode reduzir as chances de ser vítima de furto de estepe apenas pelo fato de deixar esse pneu sobressalente coberto.
A capa de proteção utilizada nos estepes que ficam atrás do carro é um obstáculo a mais que o criminoso precisa ultrapassar para agir. Então, pode acabar desestimulando a ação, e de quebra você ainda mantém o pneu protegido para que ele não sofra ressecamento em função da radiação solar.
Use parafusos antifurto
O parafuso antifurto é uma medida muito simples e altamente eficaz. Isso porque basta você substituir o parafuso de fixação do estepe por este que tem uma configuração diferenciada e não pode ser retirado utilizando ferramentas comuns.
Para fazer a retirada do parafuso antifurto, é preciso usar a chave segredo que vem com ele. Então, o criminoso não conseguirá remover o estepe do lugar e você não vai assumir esse prejuízo para si.
Mude a própria mentalidade
Nenhuma dessas medidas vai funcionar se você não estiver consciente do que furto de estepe pode acontecer com qualquer pessoa. Então, promova a mudança da sua própria mentalidade para não acabar se colocando em situações de risco e para aplicar ações que vão proteger o seu patrimônio.
O furto de estepe se tornou uma modalidade de crime bastante comum. Mas, como explicamos, pode trazer prejuízos para o proprietário do veículo, que além da necessidade de repor o pneu ainda pode sofrer multas por estar rodando sem ele. Então, procure colocar em prática as dicas que deixamos aqui para que você não seja uma vítima fácil. Siga viagem com o estepe protegido!