O amortecedor tem a importante função de fazer com que as rodas do veículo copiem as irregularidades do terreno. Assim, garante mais conforto para os ocupantes e também ajuda a evitar a possíveis acidentes.
Você já deve ter ouvido falar que o sistema de suspensão de um carro é uma parte fundamental do veículo. Esse sistema não é somente responsável por garantir o conforto dentro do automóvel, mas também para promover muito mais segurança na direção.
Uma das peças que compõem a suspensão do automóvel é o amortecedor. Sua função é muito mais complexa do que simplesmente suavizar impactos. Foi por isso que nós preparamos este artigo para você entender um pouco mais a respeito dessa peça tão importante e de tudo aquilo que ela faz pelo seu carro e por você. Continue lendo e fique por dentro do assunto.
Clique aqui e saiba qual a importância de realizar a manutenção preventiva no veículo
Afinal qual é a função do amortecedor?
O amortecedor é um dos elementos que fazem parte do sistema de suspensão dos mais diferentes tipos de veículo. Ele opera com base nos princípios da hidráulica. De acordo com a pressão mecânica que o amortecedor recebe, o fluido passa por válvulas que controlam essa transição.
Todas as vezes que o amortecedor se movimenta, ou seja, quando ele abre e fecha, o fluido hidráulico passa pelas válvulas para que o carro não sofra um solavanco em função do retorno das molas a sua tensão original.
Sendo assim, a função do amortecedor é permitir que o veículo consiga rodar com mais estabilidade, independentemente das irregularidades do terreno. Ele evita os trancos quando as rodas passam por buracos, por exemplo. Juntamente com o restante do sistema de suspensão, copia essas irregularidades para que a carroceria se movimente o mínimo possível.
Por que o amortecedor é tão importante?
Você já teve a oportunidade de andar em um carro de boi ou ver de perto como esse tipo de veículo funciona? Ele não tem nenhum tipo de tecnologia de suspensão, por isso, as rodas e a estrutura do carro por completo acompanham as irregularidades do terreno.
Quando um carro de boi passa por um buraco, ele inclina porque todo o conjunto acompanha essa descida. O sistema de suspensão dos veículos modernos foi desenvolvido para que isso não aconteça.
Como explicamos no outro tópico, o amortecedor trabalha para que somente as rodas acompanhem as irregularidades do terreno por onde o carro está passando. Quem está dentro dele na maioria das vezes não sente, ou sente pouco, esses aclives e declives que surgem ao longo do caminho.
O amortecedor abre ou fecha para que o sistema de suspensão se movimente e não o carro inteiro. Por isso existem dois aspectos principais que indicam a importância desse componente.
Conforto
Geralmente, o sistema de amortecimento é associado justamente ao conforto que os ocupantes do veículo sentem. Afinal, ninguém gosta de ficar sacudindo dentro do carro quando está em uma estrada de terra, por exemplo, ou então em uma via muito esburacada.
O amortecedor não deixa que esses impactos passem para a carroceria, ou minimiza ao máximo para que os ocupantes do veículo se mantenham confortáveis ao longo do trajeto.
Segurança
O amortecedor também tem a importante função de garantir mais segurança para os ocupantes do veículo. Como ele copia as irregularidades do terreno, garante mais estabilidade quando o veículo está se movimentando, e isso reduz as chances de perda de controle da direção ou de capotagens.
Além disso, o amortecedor exerce um papel fundamental durante a frenagem e ajuda a aumentar a eficiência dela. Quando essa peça está com defeito, o carro pode demorar mais tempo para responder quando o sistema de freios é acionado.
Também é função do amortecedor manter o posicionamento angular da roda e garantir a geometria de toda a suspensão. Ele evita o desgaste prematuro das peças do sistema e garante estabilidade para o carro nas curvas, mais uma vez, evitando a capotagem.
Por isso, é fundamental garantir o bom funcionamento do amortecedor e fazer a troca sempre que houver indícios de problema, o que pode ser percebido por vazamentos de óleo ou um balanço contínuo do carro quando passa por uma lombada.
Problemas no freio do veículo? Saiba por que isso acontece e o que fazer!
Se você perceber esses sinais ou se estiver em dúvida, consulte uma oficina mecânica da sua confiança e veja como anda a situação dos amortecedores e do sistema de suspensão de um modo geral para fazer uma manutenção. Não se esqueça de que ele é essencial não só para o seu conforto, mas para garantia de segurança, evitando acidentes.