Os carros elétricos são aqueles equipados com bateria e que dependem unicamente do motor à eletricidade para funcionar. Os híbridos, além de terem um motor elétrico, também são equipados com o motor a combustão, o que permite alternar a utilização dos dois.
Não é de hoje que os carros elétricos estão em evidência. O primeiro protótipo elétrico foi desenvolvido em 1913, por Henry Ford, com a ajuda de Thomas Edison. Mas nos últimos anos esse tipo de tecnologia vem ganhando cada vez mais atenção.
Essa nova tendência se dá em função da pressão para a preservação do meio ambiente. Ao mesmo tempo, isso caracteriza uma mudança no perfil do consumidor. Mas os projetos ainda estão passando por mudanças e sendo estudados em função da sua viabilidade.
Desses estudos, foram desenvolvidas novas alternativas aos carros elétricos, como os híbridos. Você sabe o que existe de diferente entre um e outro? Continue lendo o artigo para descobrir!
Como evitar o furto de rodas, clique aqui e descubra!
Qual a diferença entre carro elétrico e híbrido?
Os carros elétricos e os carros híbridos têm em comum o fato de que ambos utilizam a eletricidade para funcionar os seus motores. Mas a tecnologia tem algumas diferenças nesses modelos, como você pode ver a seguir.
Como o carro elétrico funciona?
O carro elétrico é aquele que tem como combustível apenas a eletricidade. Ele é equipado com baterias recarregáveis e essa carga é o que faz com que o motor funcione. É possível recarregar um carro elétrico em uma tomada residencial simples de 220 volts. Nesse caso, é preciso aguardar 10 horas para que as baterias estejam completamente carregadas.
Existem carregadores especiais que reduzem o tempo para 4 horas. Já nos eletro polos, a carga é finalizada em apenas 40 minutos. Com a bateria totalmente carregada, esses veículos têm uma autonomia de 200 até 350 km.
Como o carro híbrido funciona?
O carro híbrido também é equipado com motor elétrico, mas ele funciona em parceria com um motor a combustão. Existem diferentes tipos de carros híbridos, conforme o modo como o motor elétrico e a combustão são utilizados.
Nos híbridos-paralelos, o motor elétrico auxilia no funcionamento do motor a combustão.
No carro híbrido-série acontece o contrário. O motor a combustão atua como um tipo de gerador que carrega as baterias utilizadas pelo motor elétrico.
No híbrido-misto, os dois motores são utilizados de forma alternada. Quando o veículo está em baixa velocidade, o motor elétrico entra em ação. Quando ele está em alta velocidade, quem atua é o motor a combustão.
Quais são as vantagens de cada tecnologia?
Como você pode ver, a diferença entre o carro elétrico e o carro híbrido é que o primeiro utiliza de forma exclusiva o motor à eletricidade e no segundo é utilizado tanto o motor elétrico quanto o motor a combustão.
Por isso, essas duas tecnologias têm características distintas, o que faz com que cada qual tenha as suas vantagens. No carro elétrico, um dos benefícios é o menor impacto ao meio ambiente, pois não ocorre a emissão de gases poluentes. Ao mesmo tempo, reduzimos a poluição sonora, já que esses veículos são muito silenciosos.
Quanto ao carro híbrido, a sua vantagem é a manutenção ser muito parecida com a de um carro com motor a combustão. Além disso, sua autonomia chega a 800 km sem a necessidade de recarregar a bateria.
Ele também apresenta um bom desempenho dentro da cidade, já que consegue uma boa performance em congestionamentos, principalmente em relação ao híbrido-misto. Comparando com os carros à combustão, os híbridos são mais econômicos por serem equipados com dois motores.
Quais são as desvantagens?
Uma das grandes desvantagens do carro elétrico é o fato de que ainda não existem postos de recarga da bateria em todos os lugares. Então, as viagens longas podem ser um problema. Ele também é dependente da produção de energia elétrica, o que nem sempre é feito de uma forma amigável para o meio ambiente.
O tempo de carregamento pode ser longo, e existe a questão do descarte das baterias. Inclusive, esse é um dos grandes pontos negativos que ainda são apontados, afinal, as baterias trazem substâncias altamente poluentes para o meio ambiente.
Então, se de um lado existe a redução da emissão de gases poluentes, por outro, existe o risco que as baterias oferecem, tanto para serem fabricadas quanto para serem descartadas.
Em relação aos carros híbridos, uma das suas desvantagens é que continuam sendo equipados com motor a combustão. Isso leva à emissão de gases poluentes, mesmo que em menores quantidades em comparação com os carros apenas a combustão.
Troquei de Carro. Preciso fazer revisão periódica? Clique aqui e descubra!
Ficou clara a diferença entre o carro elétrico e o carro híbrido? Essas são tecnologias importantes que já trazem avanços e que abrem as portas para novas ideias O objetivo é aprimorar os projetos até que eles consigam alcançar o mínimo de impacto para o meio ambiente, ao mesmo tempo em que garantem uma excelente performance e a viabilidade para o consumidor.