de pegar a estrada, é muito importante planejar a viagem e conferir as condições do veículo. Verifique os documentos e adote todas as medidas possíveis para lidar com qualquer imprevisto que possa surgir. Também observe as regras e leis de trânsito para não ter problemas.
As viagens de carro são muito agradáveis porque é possível aproveitar o trajeto, as paisagens e os pontos turísticos ao longo do caminho. Mas é fundamental que você adote algumas medidas para que essa viagem seja segura.
Os imprevistos podem acontecer. Por isso, é muito importante que você se prepare para contornar essas situações caso elas ocorram. Veja a seguir como garantir que a sua viagem seja mais segura para que você aproveite apenas os bons momentos que ela vai proporcionar.
Clique aqui e conheça as vantagens do seguro automotivo
Planeje a viagem
Você sabe aonde quer chegar, mas já procurou saber como chegar lá? Tem muita gente que pega a estrada praticamente sem rumo, sem saber exatamente os caminhos que precisa seguir. Evite fazer isso para que você não acabe se perdendo ou entrando em áreas perigosas. Faça o planejamento do trajeto, escolha as melhores vias e confira os horários ideais para não pegar muito movimento.
Veja se os documentos estão em dia
Tanto os documentos do veículo quanto seus próprios precisam estar em dia para que você não tenha surpresas ao longo da viagem. Antes de tudo, veja se o IPVA e o seguro obrigatório estão em dia, e ainda confira a validade da sua CNH.
Observe as recomendações para transportar passageiros
O transporte de passageiros precisa acontecer dentro de algumas regras. Crianças com menos de 10 anos devem estar no banco de trás em cadeirinhas ou em assentos apropriados para cada idade. Também existem regras para o transporte de animais. Não se esqueça de observar o limite de lotação do seu carro.
Faça a manutenção preventiva
É fundamental garantir que o seu carro esteja em perfeitas condições para pegar a estrada. Então, faça a manutenção preventiva observando:
- nível de óleo do motor e do câmbio;
- nível do fluido de freio;
- nível da água do radiador;
- condições dos pneus e do estepe;
- condições do sistema de freio;
- funcionamento da iluminação;
- condições do limpador de para-brisa.
É interessante levar o carro em uma oficina mecânica de confiança e fazer essa revisão completa para viagens.
Calibre os pneus corretamente
Verifique quais são as recomendações da montadora em relação à calibragem que você deve utilizar nos pneus nas condições de uso que o carro vai enfrentar. Ele estará com a lotação total? Vai carregar peso? Vai transitar em vias com baixa manutenção? Calibre corretamente para não ter problemas no caminho, e não se esqueça de calibrar o estepe.
Confira os itens de segurança obrigatórios
Veja se o seu carro está com todos os cintos de segurança funcionando, se o extintor de incêndio está abastecido e dentro da validade. Confira se as ferramentas de manutenção básica estão no carro, por exemplo, a chave de roda, o macaco e também o triângulo de sinalização.
Use um kit antifurto de rodas
O furto de rodas ou de estepe também pode acontecer durante uma viagem, principalmente porque nessas situações o carro pode ficar parado em áreas que desconhecemos. Você pode evitar que esse problema aconteça investindo em um kit antifurto para roda e fazendo a instalação dos parafusos antes de sair de casa. Pode ser, por exemplo, durante a manutenção preventiva.
Abasteça o veículo com combustível de qualidade
Deixe o seu veículo abastecido antes de pegar a estrada, sempre escolhendo um posto de confiança para não correr o risco de colocar combustível adulterado no tanque. Quando ele tem uma má qualidade, faz o carro falhar e perder a performance no meio da estrada. Se você for viajar para lugares distantes, planeje pausas em postos confiáveis para reabastecer.
Evite distrações ao dirigir
O motorista precisa estar atento à estrada. Então, evite distrações como o celular ligado, música ou qualquer outro tipo de entretenimento. Peça para que os passageiros utilizem fones de ouvido para não atrapalhar a sua atenção.
Outra dica muito importante são as pausas que precisam ser feitas ao longo do trajeto para que você possa descansar o corpo e a mente. Respeite os seus limites e, se não puder seguir dirigindo, espere a recuperação completa. Com todos esses cuidados, sua viagem será muito mais agradável e tranquila.