Os modelos de automóveis atuais saem de fábrica equipados com diferentes tecnologias que protegem o motorista e ajudam a deixar o trânsito mais seguro. No futuro, novos recursos vão surgir e outros serão aprimorados para aumentar ainda mais sua eficiência.
Desde o início da indústria automotiva, novas tecnologias são incorporadas aos veículos com o objetivo de otimizar seu desempenho. Mas a segurança automotiva também está em constante evolução, e novos recursos tecnológicos são desenvolvidos e acrescentados aos carros para aumentar a proteção do motorista, dos passageiros e das outras pessoas no trânsito, tornando as estradas mais seguras para todos.
Existem diversas novidades que já foram lançadas e estão sendo aprimoradas cada vez mais. Elas incluem, por exemplo, o uso da Inteligência Artificial para direção autônoma, a eletrificação dos veículos, com o lançamento de modelos híbridos e elétricos, tecnologias de propulsão sustentável e soluções de conectividade veicular.
Neste conteúdo vamos falar dessas novas tecnologias para a segurança automotiva, como elas impactam a segurança e o que podemos esperar para o futuro. Continue lendo!
Como as novas tecnologias impactam a segurança no trânsito?
O desenvolvimento de novas tecnologias de segurança automotiva consegue ampliar a proteção para todos que estão no trânsito. Isso porque elas melhoram a dirigibilidade, auxiliam o motorista na condução do veículo e ainda contribuem para evitar acidentes. Veja mais a seguir.
Melhoria da visibilidade
Os farois LED e outros sistemas de iluminação têm um excelente desempenho e melhoram de forma significativa a visibilidade em condições de baixa luminosidade, inclusive quando há chuva ou neblina.
Prevenção de colisões
Vários modelos saem de fábrica com sensores que identificam quando há obstáculos ou objetos próximos ao carro, emitindo alertas para deixar o motorista atento. Isso ajuda a evitar as colisões.
Aumento da consciência e atenção do motorista
Além dos sensores, existem sistemas completos para enviar alertas ao motorista. Eles recebem o nome de ADAS. São grandes aliados da segurança porque ajudam a pessoa a ficar atenta às condições da via, bem como a tomar decisões mais seguras. Isso quando o próprio sistema não toma essas decisões.
Redução do risco de lesões
Por meio de airbags, sistemas de retenção e cintos de segurança, é possível aumentar a segurança passiva no veículo. Sem falar da engenharia aplicada no desenvolvimento de carrocerias mais seguras, que absorvem o impacto e reduzem as chances de os ocupantes do veículo de machucarem em caso de acidente.
Novas tecnologias para a segurança automotiva
A seguir, apresentamos algumas das tecnologias de segurança automotiva que podem ser encontradas nos modelos de veículos atuais.
Sistemas de Assistência ao Motorista (ADAS)
Trata-se de um conjunto de tecnologias que auxiliam o motorista na direção do veículo. Sistemas como frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e detecção de ponto cego são alguns recursos desse sistema.
Direção autônoma
A Inteligência Artificial tem possibilitado aprimorar a direção autônoma, de modo que o sistema do veículo toma decisões quando identifica uma situação de risco, como evitar obstáculos e adaptar a velocidade ao tráfego da via.
Inteligência Artificial
A IA é usada além da direção autônoma. Ela também é uma grande aliada para coletar e analisar dados a fim de identificar padrões de risco. Com isso, pode prever acidentes e até mesmo ajudar a desenvolver estratégias de segurança mais eficazes.
Conectividade veicular
A conectividade também está presente nos veículos, permitindo a comunicação entre eles e com um sistema central. Isso possibilita o compartilhamento de dados sobre o trânsito, as condições da estrada e até o envio de avisos de alerta ou perigo.
Airbags e sistemas de retenção
Os airbags não são uma tecnologia nova, mas continuam fundamentais para a segurança veicular e são um recurso importante para a segurança passiva, assim como os sistemas de retenção, que incluem os cintos de segurança.
O que esperar do futuro da segurança automotiva?
A direção autônoma total é uma das tecnologias que vão emergir no futuro. A tendência é que ela se torne cada vez mais comum no mercado, sendo que os veículos vão dirigir sozinhos em qualquer condição de estrada.
Isso se deve ao uso mais intenso da IA, que continuará sendo o fator principal para a evolução da segurança automotiva. Serão lançados novos algoritmos e sensores que permitirão essa tomada de decisões mais inteligente e segura.
Ao mesmo tempo, vemos o mercado dos elétricos crescer. Logo essa tecnologia também continuará marcando presença, associada a sistemas de proteção para o motorista e proporcionando um menor impacto ambiental, que oferece segurança para o meio ambiente, reduzindo a emissão de gases poluentes.
Note que as tecnologias de segurança automotiva visam diferentes aspectos para proporcionar mais eficiência na proteção, ao mesmo tempo em que oferecem um bom desempenho para os veículos e minimizam a pegada ambiental deixada pelo setor. Assim, além de deixarem o trânsito mais seguro elas caminham em direção à sustentabilidade.