Rodar com pneus carecas é uma infração grave que gera multa e conta pontos na carteira de habilitação. Ao mesmo tempo, oferece um grande risco de ocorrência de acidentes, já que torna a direção instável e perigosa.
Alguns proprietários de veículo se arriscam usando o pneu até onde não é mais possível. Eles ficam completamente carecas, e já podemos adiantar que rodar com pneus nessas condições é passível de multa, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Mas o peso no bolso é apenas uma das preocupações que você precisa ter. Afinal, o pneu careca traz problemas ainda maiores, que oferecem risco para a sua segurança e das demais pessoas no trânsito.
Como esse é um tema muito importante, preparamos este conteúdo para você entender quais são os riscos de rodar com pneus carecas, a fim de garantir uma condução muito mais segura. Continue lendo!
Saiba como aumentar a vida útil dos Pneus, clicando aqui!
Qual é a punição para quem roda com pneu careca?
Já adiantamos na introdução que rodar com pneus carecas em qualquer via é passível de multa, e não adianta nem mesmo tentar se justificar. Essa é uma infração considerada grave pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Rodar com os pneus carecas, ou ainda que seja apenas um pneu, gera punições resultando em multa e menos cinco pontos na carteira de habilitação. Um detalhe que nem todo mundo sabe é que o estepe também precisa estar em boas condições, do contrário, o motorista poderá ser autuado da mesma forma.
Quais outros riscos o pneu careca oferece?
Agora você já sabe que os pneus carecas podem pesar no bolso e ainda comprometer a sua reputação enquanto motorista. Mas como a gente explicou, existem ainda outros riscos aos quais você se expõe e expõe outras pessoas quando dirige sob essas condições. Veja a seguir.
Redução da aderência no terreno
Os sulcos e as ranhuras dos pneus são fundamentais para que ele tenha uma boa aderência no terreno onde está rodando. Existe um nível de aderência para cada pneu de acordo com o tipo de desenho que ele tem. Quando a borracha já está ficando lisa, há uma redução da altura desses sulcos e das ranhuras, e isso reduz a capacidade de aderência, causando instabilidade.
Ineficiência na frenagem
Uma vez que os sulcos e as ranhuras aumentam a aderência da borracha no solo, eles são fundamentais para garantir a eficiência da frenagem. Sendo assim, quando os pneus estão carecas, você pode ter uma dificuldade maior para reduzir a velocidade e parar o veículo, já que a aderência no solo está reduzida. Essa característica aumenta os riscos de acidentes.
Maior suscetibilidade para aquaplanagem
Outra função muito importante dos sulcos e das ranhuras do pneu é possibilitar o escoamento da água quando a via está molhada. Ou seja, ela consegue escapar por esses espaços para que a borracha do pneu consiga ter uma maior aderência no solo.
Se não existirem as ranhuras e os sulcos, a tendência é de que haja uma suscetibilidade maior para a aquaplanagem, fenômeno que acontece quando há perda de aderência devido à camada fina de água no terreno.
A partir dos 70 km por hora, a aquaplanagem se torna ainda mais perigosa, podendo causar acidentes graves. Porém, em qualquer velocidade, ela reduz de forma significativa a eficiência da frenagem.
Instabilidade no veículo
Como a borracha não consegue aderir corretamente ao solo em função da falta de sulcos e de ranhuras, você poderá perceber instabilidade no veículo ao rodar com o pneu careca. Há uma dificuldade maior para fazer curvas, a direção se torna desconfortável, o carro não responde no tempo certo e isso atrapalha reações mais rápidas em situações de emergência.
Mais vulnerabilidade a danos
O pneu fica careca porque há um desgaste da borracha. Isso significa que a camada se torna cada vez mais fina, se aproximando do centro do pneu. Em função disso, ele se torna muito mais suscetível à ocorrência de danos.
Um pneu careca tem maior probabilidade de furar do que um pneu bem conservado. Além disso, dependendo da espessura da borracha, esse pneu pode até mesmo estourar. Esse risco é aumentado quando o material está quente, ou seja, quando você roda em estradas. Logo, há um risco muito grande de ocorrerem acidentes graves por causa da alta velocidade.
Conheça 5 vantagens do Seguro Automotivo, clicando aqui!
Você precisa, sim, se preocupar com as punições que podem ocorrer com o motorista que roda com pneus carecas. Entretanto, sua preocupação maior precisa ser em relação a sua própria segurança e das outras pessoas. Como você viu, os pneus carecas trazem uma série de problemas, então, prefira manter essa manutenção em dia.