Da mesma maneira como você cuida da parte mecânica do seu veículo, deve cuidar da lataria dele. Com algumas medidas simples, é possível preservar a pintura para que ela se mantenha com aspecto de nova por muito tempo.
Com o passar do tempo, é natural que a pintura do carro comece a entregar a idade que ele tem, certo? Na verdade não! Podemos manter o veículo com aparência de novo ao adotar alguns cuidados que preservam a boa aparência da lataria.
Não se preocupe porque você não precisa de nenhum equipamento especial ou então de um investimento muito alto. São apenas algumas medidas que podem ser praticadas no dia a dia para evitar danos à pintura. Continue lendo e veja como garantir o aspecto de novo para o seu carro!
Vai pegar a estrada? Clique aqui e saiba como garantir uma viagem de carro mais segura
Evite estacionar ao sol
A radiação solar provoca sérios danos para a pintura do carro. Ela causa ressecamento e, com o passar do tempo, abre pequenas fissuras que tendem a se agravar se não receberem o cuidado adequado.
Por isso, o ideal é que você evite estacionar o seu veículo ao sol. É preferível que ele permaneça em um estacionamento coberto, ou então que fique na garagem da sua casa. Nem sempre isso é possível, mas quando puder, evite estacionar ao sol.
Tenha cuidado com as árvores
É bastante comum os proprietários de veículos fugirem dos estacionamentos ao sol escolhendo a sombra das árvores. É verdade que isso funciona muito bem contra a radiação, mas nem sempre é bom para a pintura do carro.
Isso porque existem algumas espécies de árvores que soltam substâncias que podem manchar a lataria. Então, quando cai uma folha, flores ou frutos isso pode acabar deixando a pintura manchada, às vezes de forma irreversível.
Sem falar que as árvores também abrigam pássaros, e eles podem usar o seu carro de banheiro. Quando essa sujeira não é removida de imediato, ela pode manchar a pintura.
Lave corretamente
Não tem problema nenhum você lavar o seu carro em casa, mas precisa fazer isso do jeito certo. Detergentes para roupas ou para louças não foram desenvolvidos para lavar a pintura do carro. As substâncias contidas nesses produtos podem queimar a tinta ou causar manchas. Prefira um detergente automotivo de boa marca.
Quando for começar a lavar, primeiro molhe a pintura do carro para remover a poeira e outros resíduos que estejam aderidos. Use uma esponja bem macia e comece sempre de cima para baixo. Ensaboe parte por parte e vá enxaguando para que a solução não acabe secando na lataria.
Seque a lataria
A água contém minerais, e aquela que vem do abastecimento público ainda é tratada com cloro. Todas essas substâncias podem se acumular na pintura do carro se você não secá-lo corretamente depois de lavar.
O ideal é usar uma flanela ou uma toalha limpa e bem macia para retirar o excesso de água. Assim você vai evitar aquelas manchas em forma de gotas e também esses acúmulos minerais na lataria.
Faça aplicação de cera
Escolha uma boa cera automotiva e faça a aplicação periódica dela na pintura do carro. Existem várias alternativas no mercado, mas é interessante você escolher aquelas que selam a tinta e que também contêm uma proteção contra a radiação solar.
Isso vai formar uma camada de proteção sobre a pintura do carro, evitando que ela fique manchada pelo contato com impurezas, por exemplo. Também vai combater o efeito nocivo dos raios solares, além de promover aquela hidratação para deixar o brilho como novo.
Não passe panos secos
Sabe quando o carro está com aquela camada de poeira e a gente tem a ideia de passar um pano seco rapidinho, só para sair? Esse é um erro muito grande porque também prejudica a pintura do carro.
A poeira nada mais é do que partículas muito pequenas, por isso, elas também causam atrito e podem deixar arranhões na lataria. No primeiro momento, talvez você não perceba esses danos, mas com o passar do tempo eles vão se tornar cada vez mais evidentes e vão comprometer a aparência do seu veículo.
Uma dica para finalizar: quando você pegar chuva com o seu carro, se for possível, assim que chegar em casa, faça uma ducha rápida mesmo que seja só com água. Isso vai retirar a água da chuva, que costuma ser ácida e pode causar manchas na pintura. Além de remover outras partículas de sujeira que ficam aderidas na lataria.
Periodicamente, você ainda pode levar o seu carro para receber aquele trato de um especialista e fazer a manutenção da lataria com uma lavagem e um polimento profissional. Com esses cuidados, a pintura do carro vai ficar como nova por anos.
Clique aqui e entenda a importância de realizar a manutenção preventiva no veículo