Como limpar catalisador entupido: guia com soluções práticas

Em alguns casos, tem como limpar catalisador entupido removendo o excesso de fuligem e outros detritos que se acumulam nele. Mas existem situações em que a solução ideal é fazer a troca desse componente, como quando ocorrem danos à cerâmica.

O catalisador, ou conversor catalítico, é uma das partes que compõem o sistema de escapamento de um veículo. A função dele é atuar como uma espécie de filtro para controlar os gases emitidos pelo escape, fazendo com que eles se tornem menos prejudiciais para o meio ambiente.

Devido a algumas circunstâncias, o catalisador acumula resíduos e entope. Com isso, o desempenho do motor tende a reduzir, além de surgirem outros problemas que também geram preocupação.

Então, fica a dúvida: tem como limpar catalisador entupido? De que maneira é possível realizar esse tipo de serviço? Se você também tem dúvidas, continue lendo e confira a resposta para essa pergunta.

Clique aqui e saiba como resolver problemas no catalisador do seu veículo

Quais são os sinais de catalisador entupido?

Antes de buscar dicas, técnicas, receitas ou informações sobre como limpar catalisador entupido, é importante descobrir se isso realmente está acontecendo com o seu carro. Como dito na introdução, alguns sinais ajudam a identificar esse problema.

É possível perceber que o carro fica diferente quando o catalisador entope. Um dos problemas que você poderá perceber é o superaquecimento do motor.

Isso acontece porque os gases produzidos durante a combustão não conseguem ser expelidos da maneira adequada, então, tende a acontecer uma pressão maior pela retenção desses gases, o que pode resultar em elevação da temperatura do motor.

Outro sinal de que o catalisador está entupido é a queda no desempenho do carro. Há uma exigência maior do motor para alcançar velocidades mais altas, e a tendência é de você pisar ainda mais para que o carro desenvolva bem.

Por consequência, você poderá notar um aumento no consumo de combustível. Afinal, se o motor está trabalhando sobrecarregado e você precisa pisar mais, é fato que haverá uma exigência maior de combustível.

A luz de injeção eletrônica tende a acender no painel do carro quando há problemas com o catalisador. Além de tudo isso, você ainda poderá perceber a ocorrência de ruídos no sistema de escapamento.

Como ter certeza de que o catalisador está entupido?

Se você busca informações sobre como limpar catalisador entupido, saiba que, antes, precisa diagnosticar corretamente o problema. Caso tenha percebido alguns dos sinais que citamos, vale fazer um teste caseiro para conferir.

Com o carro ligado, aproxime a mão da porção final do escapamento para sentir a saída dos gases. O ideal é que o fluxo esteja constante. Se você perceber falhas, pode ser que o catalisador de fato esteja entupido.

Mas esse não é um método muito preciso de diagnóstico. Portanto, o ideal é procurar uma oficina mecânica da sua confiança. Assim, o profissional utilizará um scanner ou um analisador de gases para avaliar a eficiência do catalisador e dar um diagnóstico correto.

A desmontagem do sistema de escape também permite verificar se existe um entupimento, ou se a cerâmica do catalisador está com algum tipo de dano.

Tem como limpar o catalisador entupido?

Na verdade, não tem como limpar catalisador entupido sem o devido conhecimento para isso. Inclusive, nem sempre é possível fazer essa limpeza porque, em muitos casos, o ideal é fazer a troca desse componente.

De toda forma, em uma oficina mecânica, o especialista poderá fazer a desmontagem do sistema de escapamento para limpar o catalisador, caso ele esteja obstruído em função de fuligem ou por detritos. Também acontece de formar uma borra de óleo no catalisador. Para fazer a limpeza, o mecânico poderá utilizar, por exemplo, produtos desengraxantes.

Mas, como dito, nem sempre tem como limpar catalisador entupido. Se houver danos à cerâmica, por exemplo, é necessário trocar a peça. Sendo assim, o ideal é que você procure uma oficina mecânica da sua confiança para ter um diagnóstico preciso e a certeza daquilo que deve ser feito para que seu carro esteja em conformidade com o que diz a legislação.

Motor fundido? Clique aqui e saiba o que fazer para resolver o problema

× Entre em contato