A revisão do carro precisa fazer parte do planejamento das férias de verão. É fundamental verificar itens importantes, como fluidos, suspensão, sistema elétrico, freios, pneus, itens de segurança, correia entre outros que precisam estar funcionando perfeitamente para garantir a sua segurança na estrada.
Você já está planejando as suas férias de verão? Então deve ter pensado no destino, na hospedagem, nos lugares que serão visitados e outras atividades. Mas pensou também na revisão do carro?
Esse é um planejamento que não pode faltar, principalmente se você for pegar a estrada com o seu veículo. Afinal, é indispensável que ele esteja em excelentes condições para rodar, garantindo segurança e tranquilidade para todos.
Antes de tudo, é preciso fazer um checklist para que você revise os itens certos, e neste artigo vamos explicar quais são eles. Continue lendo e veja como planejar a revisão do seu carro para curtir as férias de verão sem dor de cabeça.
Por que a revisão de férias é tão importante?
As férias de verão são um momento em que queremos aproveitar ao máximo o tempo de descanso. A intenção é desestressar e ficar livre de preocupações, aproveitando a companhia das pessoas de que gostamos.
Ou seja, nessa hora não queremos problemas nem imprevistos, e é por isso que a revisão do carro precisa ser feita. Conferir o estado dele e fazer a manutenção preventiva é o que vai garantir que o veículo consiga ir e voltar sem nenhum tipo de complicação.
Você não vai precisar se preocupar com reparos nem estragar as suas férias porque o carro quebrou. Muito menos que aconteça um acidente em função de peças com problemas ou falhas mecânicas.
Quais itens devem ser checados na revisão do carro para as férias?
São vários os itens que precisam ser conferidos na revisão do carro. Mesmo que você já tenha feito uma manutenção preventiva há pouco tempo, não custa pedir para o profissional dar mais uma checada e verificar se realmente está tudo bem.
Confira o que deve entrar nesse checklist.
- Fluidos e óleos: os níveis e as condições do óleo do motor, da direção hidráulica e do líquido de arrefecimento.
- Pneus: o estado de conservação geral deles, as condições da borracha, a pressão, o alinhamento da direção e o balanceamento de rodas.
- Sistema de freios: a qualidade do fluido e se não está contaminado, as condições das pastilhas e dos discos.
- Suspensão: envolve os amortecedores e outros componentes que dão estabilidade para o carro.
- Velas de ignição: fundamentais para gerar a centelha que causa a explosão da mistura entre combustível e ar.
- Correias e mangueiras: devem ser observadas possíveis rachaduras, ressecamento ou desgastes.
- Sistema elétrico: inclui todas as luzes do carro, os farois, piscas, as indicações no painel e as condições da bateria.
- Limpador de para-brisa: as condições das borrachas, se está funcionando perfeitamente e se o esguicho de água está normal.
- Equipamentos de segurança: veja se o carro tem chave de roda, triângulo, macaco, extintor e, caso tenha parafusos antifurto, se a chave segredo está por perto.
Quando fazer a revisão do carro para as férias?
Algumas pessoas deixam para fazer a revisão do carro no último momento, às vezes até mesmo na véspera de viajar, mas essa não é a melhor escolha. Afinal, algo pode sair do previsto e acabar trazendo problemas.
Pode acontecer, por exemplo, de o veículo não ficar pronto a tempo e você não conseguir viajar, mas esse é o menor dos problemas. O ideal é que depois de fazer uma revisão ou manutenção exista um período de teste.
Assim é possível conferir se os itens que foram trocados ou revisados estão funcionando perfeitamente, e se não há necessidade de retrabalho. Se você deixar para fazer a revisão na última hora, pode ser que veja esse problema na estrada, o que é muito perigoso e também vai acabar estragando as suas férias.
Não se esqueça de que a revisão do carro para as férias de verão precisa ser feita em uma oficina mecânica de confiança. Caso o veículo ainda esteja dentro da garantia, leve até a concessionária, lembrando sempre de agendar as datas de forma prévia para ter tempo de testar antes de pegar a estrada.